segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Resenha: Melancolia

Posted AS 17:04 Em


A abertura de Melancolia, um dos melhores filmes do cineasta, é de tirar o fôlego. No prólogo de quase 10 minutos de duração, o espectador é tomado de cenas lentas e melancólicas, tão lentas que dão a sensação de estar quase parando, técnica muito bem usada por Lars Von Trier em seu polêmico filme Anticristo (2009). Nas cenas iniciais vemos Justine (Kisrten Dunst) com um olhar triste e profundo, e então pássaros mortos começam a cair ao seu redor. Claire (Charlotte Gainsbourg)  carrega seu filho com dificuldade por um campo de golfe. Um cavalo cai em silêncio na grama. Kirsten aparece vestida de noiva sendo levada por uma correnteza.

Sinopse: O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.
Trailer:

 
Melancolia é um filme que nos convida a sentir os sentimentos mais profundos que uma pessoa pode ter, a ponto de não querer fazer mais nada, parar, e esperar tudo desmoronar à sua volta. O filme provoca, tem uma carga psicológica grande, causa um vazio na alma, e te faz sentir tudo o que a personagem principal está sentindo: melancolia. O filme é incrível e visualmente belíssimo, com cores, atuações e fotografia marcantes. As cenas de câmera lenta funcionaram perfeitamente, dando um clima ainda maior de tristeza, sem falar no final, que é inesquecível.

"Melancolia é um planeta que passará por todos nós".

 
Ficha Técnica:
Título original: Melancholia
Ano: 2011
Gênero: Drama / Ficção Científica
Direção: Lars Von Trier
Idioma: Inglês
Duração: 130 minutos
País: Dinamarca, Suécia, França, Alemanha
Elenco: Kirsten Dunst, Kiefer Sutherland, Charlotte Gainsbourg




0 comentários:

Postar um comentário